13 setembro, 2021

setembro 13, 2021

Hoje eu ouvi um comentarista dizer uma frase muito certa, e que me chamou a atenção. Ele disse: "É muito fácil ser técnico de futebol sentado em um sofá na frente da televisão". E é isso mesmo, como sempre se diz, no Brasil existem "milhões" de técnicos de futebol dando pitaco, mas que não resistiriam 15 minutos na beira do campo.

E com este pensamento em mente, resolvi falar um pouco sobre nosso glorioso sistema de justiça brasileiro, que pouco a pouco nas últimas décadas tem sido completamente distorcido até chegar ao ponto em que criminoso não vai preso, e cidadão comum tem sérios problemas se, ao se defender de um assaltante dentro de sua própria casa, acabar causando a morte do assaltante. Mais apropriado seria chamar de sistema de injustiça.

E como um "técnico de sofá", vou me arriscar a tentar apontar o que está errado no time, pois são muitas as benesses concedidas a criminosos no Brasil. Vamos lá:

- Progressão de regime, reduzindo a pena a 1/6 da sentença. Não é demais não? Digamos que o cara pegou 15 anos, com isso ele cumpre 2 anos e meio e sai limpinho.

- Extensão da progressão de regime a crimes hediondos. Peraí: crimes hediondos não são chamados de hediondos justamente para que o condenado tenha uma penalidade mais pesada e compatível com o crime hediondo cometido? Como assim progressão de regime??

- Visita íntima. Condenados, inclusive por estupro, agora (há um bom tempo já) podem receber receber visitas para encontros sexuais na cadeia. Que bacana, né! Afinal, criminoso também tem direitos!

- Remissão de pena por leitura. Pois é, inventaram até isso. A cada livro que o detento leia dentro da prisão, terá redução de pena.

- Indulto de Natal e saidinhas temporárias em 7 feriados por ano. Se o trabalhador tem direito a feriado, porque não estender isso aos condenados também, não é mesmo? Tipo assim, estou preso, mas na quarta vai ser feriado, daí eu deixo de estar preso nesse dia, pois é feriado. Que absurdo! Lógico que com isso são muitos os que nunca retornam no dia seguinte.

- Auxílio reclusão. Enquanto tantas famílias carentes dependem de alguma pensão governamental para sobreviver, que é sempre de um valor irrisório - R$89,00 atualmente, no caso do Bolsa Família, o camarada que comete um crime e vai preso recebe mais do que um salário mínimo por mês. Tente não deprimir.

- Audiência de custódia, um artifício criado unicamente com o objetivo de verificar o bem-estar do preso e livrá-lo da cadeia em 24 horas. É verdade, isso é lei sim. Na semana retrasada aconteceu aquele ataque massivo em Araçatuba, SP, que deixou três mortos e cinco feridos, incluindo um cidadão que perdeu os dois pés na explosão de uma das bombas espalhadas pela cidade, deixadas pela quadrilha. A polícia conseguiu pegar dois dos criminosos, e a justiça o que fez então? Uma audiência de custódia e liberou os suspeitos, que teriam sido a principal base de apoio para a investigação policial.

- Delinquentes com menos de 18 anos não podem ir presos. Pode matar, assaltar, sequestrar, mas não ir preso. Afinal, é de menor, não tem noção do que está fazendo. Faça-me o favor...

- E, coroando isso tudo, tem a tão famigerada imunidade parlamentar para os políticos, e a resolução de só cumprir pena depois de transitado em julgado, ou seja, depois que o último recurso possível seja julgado, o que joga o processo ao infinito, pois qualquer subterfúgio, por mais ridículo que seja, pode ser admitido como recurso.

Acho que dá pra dizer que assim é até fácil ser um técnico de sofá. É muita coisa errada. E tenho a convicção de que esta lista deva ser maior ainda.

E a gente nasce e cresce neste país, vendo tudo isso como uma coisa corriqueira e pensa que é normal, deve ser assim mesmo, afinal, sempre foi assim, não é? Gente, não é normal não! O mundo não é assim! Isso é coisa de países muito atrasados. Em qualquer país minimamente decente, o crime é errado e não compensa, não importa se você é um assaltante de rua ou um político corrupto. Ou principalmente um juiz de altas cortes. Em todos os lugares onde a justiça se desvirtuou dessa forma, foram instaladas ditaduras. Aqui ainda tem jeito, ainda dá tempo de consertar.

Com tantas batalhas para tentar tirar este país do atraso por aqueles que ainda tem o bem como sentimento maior, talvez esta seja uma das principais, pois a impunidade blinda o criminoso, que tem a certeza de que não será punido, e isso perpetua essa situação lamentável que vivemos no Brasil.

Muitas destas "conquistas" listadas acima são o resultado de três décadas de governos de esquerda, que com sua ideologia repugnante subverte os valores mais preciosos de uma sociedade, como a família, os deveres do cidadão, que devem vir antes de seus direitos, como forma de manter uma sociedade justa e equilibrada; o sistema educacional, que foi sistematicamente sendo implodido por dentro com a implantação de "ideais" como ideologias de gênero, o ódio ao sistema, orientação sexual para crianças e a lavagem cerebral de nossos jovens com estas ideias retrógradas, que faz com que aplaudam o que é moralmente errado e terminem sendo cognitivamente imunizados, que é quando não acreditam em qualquer ideia contrária às que tem, mesmo vendo a realidade com seus próprios olhos. 

Eu, como um bom técnico de sofá, tenho certeza de que enquanto não tivermos uma profunda revisão das leis em nosso país, não teremos como avançar rumo ao progresso. Enquanto o crime não for sumariamente punido e a lei não for igual para todos, não teremos base para avançar nos outros tantos aspectos que precisam melhorar, e muito.

E neste jogo, o Brasil está perdendo de goleada.



0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar!