Só que por aqui, na terra do carnaval e ex-terra do futebol, acho que é certo afirmar que há poucos que não estão a par do que está acontecendo. Mas talvez sejam poucos, sim, que consigam entender o que está de fato acontecendo, pois o bombardeamento incessante de informações de toda ordem e por todos os lados confunde a cabeça de qualquer um.
Resumidamente, e os mais esclarecidos em política hão de concordar comigo, o Brasil vem de uma longa trajetória política "homogênea", desde os tempos em que o poder foi devolvido aos civis, pelos militares. E desde então, é basicamente o mesmo grupo que dá as cartas no jogo. É, enfim, a tão falada "harmonia entre os poderes".
Tudo ia bem, ou parecia ir bem, entre os compadres e companheiros da nossa política, com seus planos de longo prazo se encaminhando rumo aos objetivos traçados. O Brasil estava totalmente em suas mãos, não importa quem estivesse sentado na cadeira da Presidência, bem como no Congresso, Senado e tribunais superiores.
Todo o sistema estava plenamente montado - o político, o sistema de educação, a mídia, controle total sobre o povo. Bem que vez que outra o povo se rebelava e gritava por liberdade, fora corruptos e coisas do tipo, mas, qual país nunca viu isso acontecer em sua história? Então, coisa normal, é do jogo, e um ajuste aqui e uma concessão ali e volta tudo ao normal.
Até que o imponderável acontece. E com essa o sistema não contava.
Embalado pelas conquistas de um juiz que grita - Aqui não! e que consegue feitos até então impensáveis em nosso tão sofrido país, e com isso começa a expor os gigantescos esquemas de corrupção, inclusive conseguindo o mais impensável ainda que é colocar corruptos na cadeia, o povo aos poucos vai acordando.
O gigante acordou, como muitos dizem por aí em frases e memes pela internet. E foi verdade. O gigante finalmente acordou. Gigante sim, e dos grandes, pois o Brasil é um país riquíssimo, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas e uma das maiores economias do mundo. Porém, este gigante estava tomado pelo câncer, com graves hemorragias por todo o corpo e que ameaçavam inexoravelmente sua saúde. Estava praticamente respirando por aparelhos.
E nesse embalo, então, surge uma voz lá no fundo, falando sozinha pra quem quisesse ouvir, denunciando os mais horrorosos feitos desse sistema e expondo aos olhos de todos a sua face mais repugnante. Talvez, em outros tempos, essa voz não fosse ouvida. Mas não era esse o caso, e essa exposição, assim, à luz do dia, incomodava muito e não era mais possível tolerar isso tudo ficando quieto.
Assim, essa voz atingiu em cheio a cabeça daqueles milhões que estavam acordando para os fatos. A coisa toda tomou um rumo inesperado, e, graças às redes sociais que hoje permitem que todos tenham voz, o movimento ganhou proporções que superavam qualquer expectativa otimista. De nada adiantava a transviada manipulação dos fatos pela mídia tradicional. Muitos, assim como foi comigo também, passaram a acreditar que existia uma saída. O gigante poderia ser salvo, afinal de contas.
E então, mais uma vez o imponderável mostrou que não estava para brincadeira, e o povo conseguiu, apesar de toda a correnteza contrária e uma tentativa final e desesperada de assassinato, colocar o dono dessa voz, que representava como ninguém até então o sentimento de toda uma nação espoliada, para sentar na cadeira de Presidente.
Mas é claro que o sistema não poderia aceitar calado. E, incorporando o espírito de Star Wars - O Império Contra Ataca, veio com todas as suas armas para derrubar de qualquer jeito aquele que ousava enfrentar de frente a sua fúria e seu poder. E essa guerra ficou bem feia, caem máscaras por terra todos os dias, não há quem esteja no meio do jogo que possa ficar incógnito - todos tem que mostrar de que lado estão, e muitas decepções vão se sucedendo. E todo mundo vendo tudo ao vivo.
O bom e o incrível no meio disso tudo é que quanto mais o império ataca, mais o remédio parece funcionar e melhor vai ficando a saúde do gigante. Já está até respirando sozinho!
E o Presidente, ao melhor estilo Forrest Gump, sai pelas ruas e estradas de todo o país arrastando atrás de si multidões impressionantes, coisa nunca vista por aqui. Talvez em lugar nenhum.
Com isso, esse estorvo que amedronta o império e aquele pessoal daquele tal foro da terra arrasada fica cada dia mais forte, e o gigante cada dia mais acordado.
Não tem mais volta, o gigante acordou e está se levantando. E quando estiver de pé, vai ser difícil derrubar de novo.
Este próximo dia 07 de setembro de 2021 não deixará pedra sobre pedra.
O Brasil começa a reescrever sua história.
Que venham dias melhores, pois todos merecemos e desejamos.
Fique em paz.
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar!