29 março, 2022

março 29, 2022
5

Novo endereço: https://ogrilopensante.wordpress.com 

Uma ideia que seguidamente cruza pela minha mente é o fato de que sempre imaginei a evolução da civilização como um fenômeno linear, onde inevitavelmente se progride, sem retrocessos. Isso sempre me pareceu o caminho natural das coisas. Afinal, evolução deve levar a mais evolução, pelo menos no meu entendimento.

Isso faz com que seja difícil entender certas coisas que estão acontecendo. Uma delas é como nossa sociedade não consegue se livrar das guerras, mas isso já é outra conversa.

O caso a que me refiro aqui é como, incrivelmente, em pleno século 21, era da informação e da inteligência artificial, com todo o mundo conectado, estejamos vendo uma censura absurdamente gigantesca mostrar os dentes e avançar aparentemente sem limites.

Quando o mundo foi palco do triste processo que ficou conhecido como Santa Inquisição, lá no começo dos anos 1000, era até compreensível. Era o período medieval, que se iniciou pelos anos 500 e que durou longos 1000 anos mais ou menos, e foi quando as trevas dominaram o mundo. Dizem que foi quando Deus tirou férias, mas vai saber...

Este foi um movimento da gloriosa Igreja Católica Apostólica Romana, que consistiu em basicamente caçar qualquer um que tivesse e tentasse espalhar pensamentos e ideias diferentes das da igreja, a quem eles chamavam de hereges, pois só poderiam valer as verdades da igreja, e nenhuma mais, caso contrário perderiam seu domínio sobre as pessoas. Uma acusação era sinônimo de condenação e condenação significava a morte com torturas das mais terríveis. Assim tentavam impor o reino de Deus aos homens (!!!).

Não vou nem entrar no mérito da questão sobre quais eram as penas impostas aos pobres coitados que viravam alvos da igreja, pois era um destino muito horrendo até mesmo para se falar, mesmo tanto tempo depois. Mas basta dizer que foi a era que gerou a famosa caça às bruxas, e bastava uma desconfiança para alguém acabar morrendo na fogueira. Literalmente.

Neste período da humanidade (a Idade Média), todas as escolas da Europa foram fechadas e todo o ensinamento ficou sob a tutela da igreja, nos monastérios, coisa que vigorou por 1000 anos. Isso fez com que, após algumas gerações, o conhecimento, a cultura, as artes, fossem sofrendo um afunilamento, ficando ao final restritos tão somente às matérias pregadas pela igreja, que eram basicamente sua teologia e seus dogmas, além da arquitetura, que eles levavam muito a sério, e por isso mesmo existem hoje tantas igrejas, monastérios e catedrais muito antigos e que são verdadeiras obras de arte.

Todo este movimento levou fatalmente a uma "desculturização" do povo europeu, centro do mundo ocidental na época e que sucedeu em importância global ao Império Romano. Isso significa que todo o conhecimento anterior de ciências, história, astronomia, anatomia, biologia, e tantos outros, tenha ficado enterrado no passado. Em outras palavras, o povo foi brutalmente emburrecido. Só a palavra da igreja tinha validade, até um ponto onde foi só o que as pessoas aprendiam e que repassavam a seus descendentes.

Do ponto de vista da estratégia, foi um sucesso total, pois era exatamente o objetivo dos santos padres. Já o resultado no campo social foi uma verdadeira tragédia, uma vez que todo o conhecimento humano acumulado até então havia desaparecido, e as pessoas se transformaram em camponeses ignorantes e tementes a Deus. Todos os progressos e ciências das conquistas romanas e gregas foram relegados ao esquecimento.

O saldo desta tragédia histórica foi um povo completamente ignorante, sem conhecimentos, sem ciência, sem arte. Isso só começou a mudar nos anos 1400 com o Renascentismo, um movimento cultural, intelectual e artístico que culminou na transição do feudalismo para o capitalismo, e então o conhecimento voltou a ser disseminado entre os povos, e a partir daí a luz voltou ao mundo e voltamos a progredir como civilização. 

Porém, a forte influência da igreja católica se manteve firme até a primeira metade do século 20, a inquisição se atenuou mas nunca deixou de existir, mudaram de nome e só perdeu força quando as novas tecnologias de comunicação mais populares começaram a surgir depois da Revolução Industrial. A partir daí, as técnicas de controle social passaram a ser mais sofisticadas, e a manipulação mental migrou direto das igrejas para a televisão e a publicidade.

Pois bem, aqui estamos nós então, no século 21, avançadíssimos, mas... mas estamos vendo novamente uma brutal caça às bruxas nascendo e fincando suas raízes. Estamos assistindo estarrecidos a uma nova cultura de supressão de ideias que lembra em muito o que aconteceu durante a inquisição medieval. 

Diferentemente daquele triste período, hoje as pessoas não são fincadas vivas em estacas para queimar em uma fogueira em praça pública, mas o impacto na liberdade de expressão já está quase tão expressivo quanto foi naquela época. A elite dominadora introduziu a cultura do cancelamento, na qual somente sua verdade pode ser dita, qualquer um que se expresse contrariamente aos conceitos e narrativas impostos são sumariamente executados nas plataformas digitais, perdem seus empregos e tem suas carreiras interrompidas. Em casos mais graves, pessoas também são assassinadas, basta ver os inúmeros cientistas pelo mundo que começaram a aparecer mortos ou a simplesmente desaparecer. Em comum eles tinham o fato de tentar mostrar ao mundo a verdade sobre a covid e as vacinas.

Precisamos ter sempre em mente que os jornais não foram criados para levar os acontecimentos ao público, e sim para induzir as pessoas a acreditarem nas realidades impostas. Não é que tudo o que dizem seja mentira, mas a forma como os fatos são apresentados é moldada para induzir a conclusões e pensamentos dirigidos em um determinado sentido, e o mecanismo é o da repetição. E acho que poucas vezes na história este sistema foi utilizado tão fortemente como tem sido nos dois últimos anos. Isso pode ser facilmente percebido se você fizer uma pesquisa por canais fora do "mainstream", naqueles jornais menores, locais, de diversas regiões. Você verá quanta coisa importante acontece pelo mundo e que não é noticiada pelos canais convencionais. As notícias ficam todas em um mesmo foco, martelando as mesmas ideias dia após dia, mantendo as pessoas desinformadas e catequizadas pelos factoides criados, e empurrando notícias sobre celebridades e outras distrações para manter as atenções fora do que realmente importa.

E, lamentavelmente, uma porção considerável da população aceita tudo isso como normal e passa a conviver com isso como se não fosse nada de mais, concordando passivamente com tudo.

O que não mudou, desde a inquisição até hoje, foi a elite dominadora. Esta ainda é a mesma, o mesmo grupo, se revezando entre seus descendentes e eventualmente recebendo novos integrantes, que busca a dominação global a qualquer custo e que está nesta batalha há milênios pelo controle mundial.

Basicamente, seus métodos são os mesmos, só mudou a época. O lema é impor suas ideias a todo custo. O controle da mídia, a influência nas escolas, no aprendizado, eles estão desde sempre no controle do que aprendemos, e atualmente em ritmo acelerado no processo de limitar os conhecimentos e inserir ideias contraditórias, cheias de ódio, para deixar o povo cada vez mais ignorante e dividido. 

Tudo o que aprendemos desde que nascemos, durante nosso crescimento e educação, é cuidadosamente controlado dentro de certos limites, para que o nosso conhecimento - digo, da população mundial em geral - seja restrito a determinados fatos, e aí estão inseridos todos os aspectos da cultura humana popular. E você ficaria espantado de saber o quanto existe além do conhecimento popular e que não fazemos ideia. O nosso mundo não é exatamente como você pensa que é. Somos condicionados a saber apenas o que eles querem que saibamos, nossos olhos não enxergam e nossos sentidos não percebem além deste condicionamento. Mas acredite, há muito o que enxergar.

Já existem estudos que comprovam que as pessoas estão ficando menos inteligentes, com QI médio progressivamente mais baixo, em nível mundial (o que supostamente contraria a própria evolução), e este é um processo que se aprofundou vigorosamente nos últimos dois anos. Alguém sabe dizer o que aconteceu com o mundo nos últimos dois anos? Pois é, não fica claro quando vemos sob esta perspectiva?

Todas essas ideias atuais que dividem a sociedade estão sendo plantadas há muito tempo, enquanto somos mantidos distraídos com as atrações artísticas e a enxurrada cada vez maior de bobajada que circula pelos tik toks e instas da vida. Estamos sendo transformados em verdadeiros idiotas enquanto somos manipulados e conduzidos feito porcos para o abatedouro. É a história se repetindo.

Precisamos bater o pé e nos manter firmes em nossas posições, falar o que pensamos quando queremos e não nos deixar calar, somente assim podemos combater esta inquisição 2.0. Censura só existe em regimes autoritários, portanto fica fácil perceber o autoritarismo se impondo em nível mundial, evidenciando que o controle mundial tão ambicionado e planejado pelos dominadores globais está cada vez mais perto de ser alcançado.

Saia da caixa, busque conhecimento, procure pelos fatos, pense por si mesmo, não se deixe influenciar pela mídia. Esta é nossa única salvação hoje.




5 comments:

  1. Muiito bom!! Que baita narrativa, principalmente para aqueles que ainda não abriram os olhos e os ouvidos para a realidade. E como diz o Cortella " muito cuidado quando usar a palavra evolução, um câncer também evolui, e isso não é nada bom". Grande abraço brother!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!